Perguntas Frequentes

Sobre o site

Adorei o site mas acho que está faltando a funcionalidade xxx, porque vocês não a implementam?

Envie uma mensagem com a sua ideia e, quem sabe, consigamos implementá-la em algum momento no futuro. Mas sem promessas, ok?

Algo não está funcionando como deveria, o que eu faço?

Avise-nos, please!

Ao me inscrever na newsletter acessei um perfil que não é do Vida Vegana! O que é o MailChimp?

Por questões técnicas, nós utilizamos o MailChimp como gerenciador de nossa newsletter. Sendo um serviço externo especializado nisso, e para evitar o envio de spam, eles são obrigados a garantir que você possa cancelar a newsletter direto com eles, independente do Vida Vegana. Por isso, quando você assina nossa newsletter, também é criado um perfil seu no MailChimp, onde é possível gerenciar a nossa e eventualmente outras newsletters que você tenha assinado e que utilizem o serviço deles.

Se não ficou claro, entre em contato.

Como me cadastro/descadastro da newsletter?

O Vida Vegana disponibiliza aos seus usuários a possibilidade de receber uma newsletter trazendo dicas de restaurantes, eventos e outras informações sobre veganismo referentes à sua cidade. Sabemos que o recebimento de emails com muita frequência não é nada agradável, então nos comprometemos em enviar no máximo um email por semana.
Para se cadastrar ou descadastrar na newsletter, acesse o seu perfil e no final da página escolha a opção conforme desejado.

Também é importante esclarecer que a newsletter do Vida Vegana utiliza o MailChimp, um serviço para gerenciar listas de email e seus respectivos assinantes. Desta forma, não estranhe caso algum dos emails recebidos traga links para o site deles. Está tudo nos conformes. =)

Encontrei uma informação incorreta no site, como devo proceder?

Avise-nos, please! Se possível, já enviando a informação correta, para agilizar o nosso processo de verificação e a publicação da atualização.

Há alguma política que deve ser seguida para a postagem de avaliações?

Sim. Todos as avaliações enviadas são previamente moderadas, e a razão é muito simples. Como é sabidamente conhecido, um campo de texto livre na internet tende a causar a exposição de sentimentos não saudáveis, como a violência. Externalizar esses sentimentos, por sua vez, reforça sua existência como parte da cultura humana, tornando muito maior a probabilidade de repetição por outros seres humanos. E nós queremos ativamente evitar isso nos espaços em que podemos ter algum tipo de controle.

Voltando ao ponto em questão, para uma avaliação ser aprovada basta ser escrita de forma educada e sem o propósito de ser violenta ou ofensiva. Não queremos evitar comentários críticos sobre os estabelecimentos aqui listados, não é isso. Apenas escreva o texto como se alguém que você ama fosse ler. =)

Não pedi para ser cadastrado, quero ser removido!

Claro, sem problemas. Entre em contato e removeremos o cadastro. =)

O mapa vegano não está mostrando todos os estabelecimentos!

Sim, nós sabemos. Existem muitos estabelecimentos cadastrados, em especial os que trabalham apenas com delivery e encomendas, que não possuem endereço oficial. Desta forma, infelizmente, não temos como listá-los no mapa. Sorry!

Aproveitando para compartilhar um pouco do nosso diário de bordo, algumas outras decisões técnicas referentes ao uso de mapas no site também tiveram que ser revistas devido à esta falta de endereço, de modo a garantir que todos os cadastros fossem listados igualmente. Abraçar as limitações, mesmo que momentâneas, faz parte do pacote existencial. =)

Posso anunciar no site?

Sim. Estamos à procura de parceiros para que o custo de manutenção do site seja coberto e possamos investir em novas funcionalidades.

Ainda assim, é bom ressaltar que não aceitaremos qualquer tipo de anúncio. Repetindo o óbvio: caso o produto a ser anunciado não seja vegano, no way, Jose.

Contate-nos para maiores detalhes.

Posso escrever matérias para o site?

Claro! Tendo relação com os objetivos do Vida Vegana, teremos o maior prazer em publicá-la. =)
Entre em contato para acertarmos os detalhes.

Posso sugerir um estabelecimento ou evento? Posso cadastrar o meu ou me cadastrar?

Claro, estamos aqui pra isso! =D
Em primeiro lugar, é importante verificar se o estabelecimento atende aos nossos requisitos. Após isso, preencha o formulário de contato com as informações abaixo e, após concluirmos nossa revisão, cadastraremos no site em no máximo uma semana.

Se for um estabelecimento ou profissional:
– nome
– descrição (forma de funcionamento, histórico do local, ambiente, exemplos de cardápio etc.; todos os detalhes ajudam)
– endereço
– telefone
– email
– site
– Facebook/Twitter/Google+
– dias e horários de funcionamento
– logo e outras imagens (preferencialmente apenas um link para elas, mas se precisar mandar em anexo, use o contato@vidavegana.com.br; dica: se além dessas você tiver uma imagem em 1920×415, sua página vai ficar ainda mais bonita 😉 )

Se for um evento:
– nome
– descrição (atrações do evento, detalhes sobre ingressos, como chegar no local, quem são e formas de contato com os organizadores etc.; todos os detalhes ajudam)
– endereço
– data e horário
– telefone
– email
– site
– Facebook/Twitter/Google+
– logo e outras imagens (preferencialmente apenas um link para elas, mas se precisar mandar em anexo, use o contato@vidavegana.com.br)

Qual o critério adotado para que um estabelecimento, profissional ou evento seja cadastrado?

Embora não nos seja possível visitar todos os locais veganos (ou com opções veganas) do Brasil, um de nossos maiores objetivos é fazer com que o Vida Vegana apresente um alto nível de confiabilidade e qualidade nas informações aqui apresentadas. Por isso, fazemos questão de revisar cada cadastro, buscando informações, sempre que possível, através de canais oficiais do estabelecimento/profissional/evento.
Desta forma, listamos apenas cadastros que sejam totalmente veganos ou que ofereçam opções veganas, desde que estas estejam devidamente identificadas e/ou que a equipe do local esteja muito bem orientada sobre como atender ao público vegano. Também não cadastraremos locais que oferecem apenas produtos genéricos que por padrão são veganos, como batata-fritas e arroz, por exemplo.

Caso você tenha encontrado um cadastro que na prática não atenda a estes critérios, por favor nos avise.

Tenho dúvidas sobre o funcionamento do cadastro e do meu perfil!

Respostas para suas dúvidas aqui estão, jovem padawan. =)

O cadastro no site é opcional, permitindo que você compartilhe suas experiências nos estabelecimentos com os demais visitantes. Através do cadastro você também pode optar por receber nossa newsletter, motivo pelo qual solicitamos que informe sua cidade, garantindo assim que você receberá apenas informações sobre a sua região.

No cadastro você não define uma senha, ela é enviada no email que você informou. Após acessar com esta senha inicial, é possível alterá-la através do seu perfil no site – no canto superior direito, clique no seu nome de usuário e depois em “edital perfil”, logo abaixo da sua imagem de perfil.

Nesta mesma tela de perfil, é possível também definir um nome público – que será visualizado por todos os visitantes do site – e algumas outras informações, como redes sociais. Você também pode enviar uma imagem para seu perfil, de até 300KB, e assinar/cancelar o recebimento da newsletter.

Sobrou alguma dúvida? Entre em contato!

Vi que já estou cadastrado mas quero complementar as informações. Como faço?

Nos envie o que estiver faltando. Imagens devem ser enviadas preferencialmente por link, mas se precisar mandar em anexo, use o contato@vidavegana.com.br. Dica: se você também tiver uma imagem em 1920×415, sua página vai ficar ainda mais bonita 😉 .

Sobre o veganismo

O que é veganismo? O que significa ser vegano?

Resposta curta: ser vegano é levar uma vida onde se cause o mínimo de sofrimento animal possível.

A resposta longa está aqui.

Por que ser vegano?

Para evitar o sofrimento de espécies animais não-humanas. Para evitar o sofrimento de humanos que precisam trabalhar em abatedouros. Para evitar o desperdício de importantes recursos (água, terra, alimentos) utilizados na produção de animais para o abate. Para melhorar a própria saúde.

Desculpe, mas a pergunta que precisa de resposta é: por que não ser vegano?

Mais informações aqui.